Tomate de Indústria : Belchim apresenta novas soluções para controlo da mosca branca e míldio

Tomate de indústria: Belchim apresenta novas soluções para controlo da mosca branca e míldio

A Belchim Crop Protection reforça a sua oferta de soluções para os produtores de tomate de indústria lançando dois novos produtos: Valis Plus e Tepekki.

A mosca branca causa prejuízos elevados para a fileira. Face a uma pressão crescente da praga, o alastrar das zonas atacadas, e a diminuição do número de soluções disponíveis de controlo, a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) concedeu uma autorização excepcional de emergência n.º20/2018 para utilização do Tepekki para o controlo da mosca branca do tomateiro.

Trata-se de um insecticida sistémico, com acção translaminar que actua sobre formas móveis da mosca branca do tomateiro, explica a empresa. «Com excelente perfile para o homem e ambiente, respeita os auxiliares e não tem classificação toxicológica, sendo um instrumento importante para uma produção sustentável do tomate. O Tepekki possui um modo de acção único, distinto de todos os insecticidas, e sem resistências cruzadas conhecidas, sendo fundamental para uma estratégia racional de prevenção e aparecimento de resistências», acrescentam.

Por outro lado, os produtores de tomate passam a ter também disponível para o controlo do míldio do tomateiro o Valis Plus, à base de valifelato e cobre.

«O Valis Plus é o primeiro produto que combina dois tipos de cobre (oxicloreto e hidróxido de cobre), garantindo uma acção contínua do cobre, e excelente eficácia resultante da combinação com o valifelanato (o mais recente CAA do mercado). Com acção preventiva, curativa e anti esporulante, o Valis Plus é rapidamente absorvido pela planta, onde permanece activo e protege a planta por um período mais longo, devido ao efeito translaminar e dispersante na folha, ao mesmo tempo que estimula as defesas naturais da planta», descreve a Belchim.