Entrevista Carlos reis 30 anos da Belchim em Portugal – frutas e Legumes

A BELCHIM celebra 30 anos

A Belchim Crop Protection é uma empresa multinacional de origem Belga fundada em  1987 sob controlo exclusivamente familiar e presente em quatro dos cinco Continentes em forte desenvolvimento e crescimento, refletido num volume de negócios de 460M Euros. Uma empresa jovem com 30 anos mas já com uma imagem e reputação e presença forte nos grandes mercados.

Presente em 28 países na Europa onde comercializa mais de 150 produtos, está representada diretamente em Portugal desde 2005 pela sua filial  Belchim Crop Protection Portugal, com uma gama de cerca de 50 produtos inovadores e adaptados  ao nosso mercado, na sua maioria moléculas originais, distinguindo-se, desta forma, das demais existentes no mercado.

A Belchim é uma empresa focada nas necessidades dos seus parceiros, distribuidores e agricultores, procura desenvolver soluções que vão de encontro às suas necessidades, o que lhes permite, assim, responder rapidamente aos problemas de cada cultura, iniciando o registo de produtos que permitam dispor de novas soluções técnicas. Disso são já exemplo alguns produtos como: MILDICUT, líder para o controlo do Míldio da Vinha em França, um mercado extremamente exigente onde só as melhores soluções têm um sucesso de vários anos; TEPEKKI, e as diversas soluções para a cultura da Batata, cultura esta onde temos uma posição competitiva entre os líderes em alguns países chave (ex.: Bélgica, Holanda, Alemanha, França, entre outros).

Falamos com Carlos Reis, responsável da Belchim Crop Protection em Portugal

A Belchim em Portugal

Trata-se de uma jovem empresa que conta com uma equipa jovem, profissional, qualificada e motivada, numa organização direcionada para os nossos clientes e para o respetivo mercado, com 10 colaboradores distribuídos nas áreas Técnico-Comerciais e Marketing. O nosso objetivo é apoiar os nossos parceiros de mercado a desenvolver soluções, estando próximos do agricultor e do mercado que está em permanente evolução e mudança, permitindo alcançar respostas eficientes e rápidas.

A Gama Belchim em Portugal

A nossa gama de produtos em Portugal é constituída essencialmente por soluções inovadoras e diferenciadas maioritariamente com moléculas próprias como o valifelanato – família VALIS em Portugal : VALIS F, VALIS M, VALIS PLUS, KENKIO, o mais recente CAA para o controlo do míldio em culturas como Vinha, Batata e Tomate entre outras.

A Belchim distribui na Europa a gama de produtos da proteção das plantas da ISK (Ishihara Sangyo Kaysha Lda) uma das empresas japonesas mais inovadoras e com uma dinâmica de gama e moléculas ativas novas muito forte a nível mundial o que vem reforçar a nossa oferta de soluções. Temos ainda acordos com outras empresas como a FMC  e complementamos a gama com produtos essenciais e de elevada qualidade para os nossos parceiros como óleo (OVITEX), enxofre, entre outros. Em Portugal iniciamos este ano uma colaboração com a Servagronis para a distribuição de parte da gama reforçando assim a presença no mercado nacional.

As vantagens de ser uma jovem empresa multinacional

Na Belchim trabalhamos em grupos multidisciplinares e por mercados como é o exemplo dos grupos de cultura do Sul da Europa:  olival,vinha, tomate indústria, arroz, citrinos, entre outros.

Esta proximidade entre países da zona sul revela-se importante no sentido da procura de soluções ser direcionada às necessidades efetivas e atuais. A partilha de experiências como a comparação de soluções  técnicas para finalidades comuns é um indicador de otimização da experiência posta à disposição de cada país.

Para reforçar esse conhecimento do grupo da zona sul, a Belchim  adquiriu recentemente uma propriedade com mais de 25 ha na zona da Europa do sul – Fronton, Toulouse – onde as culturas estarão representadas para os ensaios serem desenvolvidos e mostrados a toda a fileira em “dias de campo”, reservados a visitas técnicas.

Com isto, a Belchim Crop Protection consegue melhorar tanto o seu próprio conhecimento, como o dos seus clientes, demonstrando e discutindo possíveis soluções atuais e futuras. Desta forma, o conhecimento pode ser transferido para os produtores que podem beneficiar desta experiência conjunta.

O Futuro em Portugal

O objetivo é reforçar a nossa presença no mercado nacional com as soluções de referência já existentes e ainda reforçando a gama com mais inovação. Exemplo desta dinâmica foi o ano de 2018 com a oportunidade de lançamento de novos produtos que são já referências nas culturas onde foram aplicadas e destaco: o ONYX e o TEMSA  (novas soluções de controlo das infestantes na cultura do milho); VALIS PLUS (o mais recente produto da gama valifelanato para a míldio do Tomate); o KATOUN GOLD (herbicida de origem natural, alternativa aos herbicidas totais); o VINTEC (o primeiro produto biológico para o controle da esca da videira); KATAMISA, KENKIO, JAVA F, entre outros bem como um conjunto de alargamento de espetro e usos menores.

Para o ano prevê-se o lançamento de novas moléculas e ainda a ampliação de rótulos já existentes, o desenvolvimento da Linha Biológica e a entrada em novas culturas emergentes como colza, papoila, amendoeira, entre outras.

A criatividade e inovação permitem uma ligação forte com os nossos parceiros e uma aprendizagem crescente entre Todos, equipa Belchim, nossa distribuição, agricultores e entidades oficiais. Sem dúvida a sustentabilidade é gerada pela integração destes diferentes intervenientes .

Acreditamos que com uma gama de produtos diferenciada e inovadora, perfeitamente adaptada aos grandes mercados em Portugal e em conjunto com os nossos parceiros (distribuidores, fornecedores e agricultores), trabalhando de forma dinâmica, flexível e motivada , seremos cada vez mais uma empresa reconhecida no mercado nacional e tudo faremos nesse sentido.