Belchim lança o herbicida de origem natural Katoun Gold – Revista Frutas e Legumes

Belchim lança o herbicida de origem natural Katoun Gold

Desenvolvido pela Belchim Crop Protection, Katoun Gold é um herbicida de origem natural «para a gestão do coberto vegetal nas áreas urbanas e vias de comunicação». Anunciado pela Belchim como «uma alternativa ao uso do glifosato», está agora disponível em Portugal, sendo comercializado pela empresa Fitosistema. Este produto foi apresentado a 20 de Fevereiro, por ocasião do evento de adesão do município de Idanha-a-Nova à Rede Internacional de Bio-regiões.

«O Katoun Gold é um produto à base de ácido pelargónico, substância natural extraída das plantas e comum na natureza», explica um comunicado da Belchim. Este herbicida «actua por contacto, assegurando uma eficácia sobre as infestantes mais problemáticas, a par do respeito pelo homem e meio ambiente».

Segundo a empresa, este produto «tem um efeito duplo, já que controla infestantes e o musgo» e «não tem persistência no solo, degradando-se muito rapidamente, sem classificação toxicológica ou ecotoxicológica». Acresce a isto ser «fácil e seguro de aplicar, sem os riscos de ruído, vibração e segurança para o operador que alguns meios mecânicos e térmicos podem ter».

A Belchim assinala que o Katoun Gold «é um produto referência em França e noutros países, onde faz parte das soluções utilizadas para bio-controlo e agricultura biológica». Laurent Dartouh, responsável europeu do segmento Crop na Belchim Crop Protection salienta que este herbicida «é um instrumento inovador para a gestão do coberto vegetal nas áreas urbanas e vias de comunicação, que vai permitir, de uma forma eficaz e segura, controlar as infestantes nos locais onde é necessário».