Vintec

VINTEC® é fungicida microbiológico contendo 1 x 1013 unidades formadoras de colónias de Trichoderma atroviride SC1

Fungicida microbiológico para proteção das videiras (uva de mesa e uva para vinificação) da esca, eutipiose e podridão cinzenta, em viveiro e em vinha instalada; para a proteção da podridão cinzenta do tomateiro de estufa e; para a proteção das prunóideas da moniliose, crivado e lepra.

MODO DE AÇÃO

VINTEC® é fungicida microbiológico contendo 1 x 1013 unidades formadoras de colónias de Trichoderma atroviride SC1.

O Trichoderma atroviride SC1, é uma estirpe única, foi isolada a partir da madeira da aveleira e selecionada pela sua alta capacidade de colonização e alta produtividade de enzimas lípticas (quitinases, proteases e celulases).

O Tricoderma atroviride SC1 é um fungo antagonista, que ao desenvolver-se vai limitar e comprometer a viabilidade do fungo patogénico, através de diversos mecanismos:

  • Competição pelo substrato: os esporos da estirpe SC1 germinam em contacto com a água, competindo com o agente patogénico pelo espaço e pelos recursos (luz, água e nutrientes). A rápida colonização da Tricoderma atroviride SC1 impede que os agentes patogénicos se desenvolvam nos tecidos vegetais e lenhosos, protegendo a planta de forma eficiente.
  • Antibiose: produção de substâncias químicas que inibem o desenvolvimento do patogénico, reduzindo as infeções. A estirpe SC1, depois de instalada produz enzimas que degradam os esporos e o micélio dos fungos patogénicos
  • Micoparasitismo:Tricoderma atroviride SC1 parasita os patogénicos por quimiotropia localizada e cresce em direção ao patogénico, as hifas aderem e enrolam-se nas hifas do patogénico, formando estruturas semelhantes a ganchos e apressórios; produz enzimas líticas extracelulares que degradam a parede celular do patogénico, absorvendo o conteúdo citoplasmático, destruindo-o.

PERFIL DO PRODUTO

Nº AV: 1087  concedida pela DGAV
Composição: 1 x 1013 unidades formadoras de colónias (CFU) / kg ou 15% (p/p) de Trichoderma atroviride SC1.
Formulação: Grânulos dispersíveis em água (WG)
Culturas: Vinha instalada, videiras em viveiro, tomate de estufa, abrunheiro, ameixeira, cerejeira, damasqueiro, pessegueiro (inclui nectarina e paraguaio, amendoeira, ginjeira.
Classificação FRAC: BM02 – biológico com múltiplos modos de ação
Intervalo Segurança: 1 dia para videira, 3 dias para abrunheiro, ameixeira, cerejeira, damasqueiro, pessegueiro (inclui nectarina e paraguaio, amendoeira, ginjeira.
Classificação CLP: não tem
Palavra-sinal (CLP): não tem
Embalagens: 200 g (50 g x 4); 5x 100 g
Este produto pode ser usado em modo de produção biológico

A informação constante neste site não dispensa a leitura atenta do rótulo do produto.
Recomenda-se a consulta do site oficial da DGAV : https://sifito.dgav.pt/divulgacao/usos